
cigana.
No início do século XIX (1810) o flamenco era parte do entretenimento promovido nas tabernas e estalagens andaluzas, uma vez que viajantes, comerciantes, prostitutas, traficantes, pedintes e ladrões, se reuniam para jantar e tomar vinho.
Os antigos artistas flamencos eram ciganos pobres e payos (não ciganos) os quais executavam suas performances apenas como um passa tempo. No entanto, a popularidade do flamenco cresceu e alguns deles se tornaram profissionais. Os cantaores mais experientes que acompanhavam a eles mesmos na guitarra, eram algumas vezes contratados para alegrar festas privadas, reuniões comerciais e festivais de flamenco para visitantes estrangeiros.
Durante as três últimas décadas do século XIX a popularidade do flamenco cresceu. Essa foi a idade do ouro do flamenco. As performances foram levadas aos teatros e, com a disponibilidade desses grandes espaços, o flamenco popularizou-se. Hoje, o flamenco é uma arte universal.
O verdadeiro flamenco é a combinação do canto, baile, toque da guitarra espanhola e de seu elemento fundamental, o duende. Duende é a alma ou sentimento flamenco. Todos aqueles que se envolvem nesta experiência exploram a emoção e o sentimento de incorporar o flamenco. Os ciganos se reuniam para presentear-se com canções e danças e para liberar as tensões e frustrações da vida. Essas reuniões, cercadas de flamenco, são até hoje chamadas de juergas. O mais importante em uma juerga é a espontaneidade na forma de expressão artística, pois as emoções são livres e irrestritas. Só assim o duende pode estar presente. O duende é o alvo e o propósito da juerga por isso ela não deverá ser planejada ou forçada. Tipicamente, elas começam com um grupo de pessoas comendo e tomando vinho. O envolvimento das pessoas no encontro, a conversa, se transforma naturalmente em música e dança. São festas que freqüentemente se estendem por toda a noite. Flamenco é música.
Um dos mais fascinantes aspectos do flamenco é o baile, ou seja, a dança. Todos os elementos que o bailaor desenvolve são de fundamental importância: o movimento com os braços, os círculos com os punhos e o detalhe da postura. A intensa expressão no rosto do bailaor intriga o espectador e atrai o respeito do seu público no momento em que sente a música e se deixa levar pela emoção. O baile é repleto de força, paixão, expressão e aire. Antigamente a dança era bem diferente para os homens e para as mulheres. O baile masculino enfatizava a técnica dos sapateados, e o feminino era mais voltado para o trabalho das mãos, dos braços e do movimento com as saias. Hoje esses bailes têm se aproximado e vêm se assemelhando cada vez mais. A mulher sapateia mais e o homem se movimenta por completo. Os movimentos não têm significado específico, mas é a emoção por trás dos gestos que cria o chamado duende. Para desperta-lo o bailaor deve sentir a música e expressar suas emoções através de cada movimento. O Flamenco é uma atitude, é a manifestação da alma de uma pessoa. Ser Flamenco é colocar para fora sentimentos e emoções trancadas e compartilhá-las através da música, do cante, do baile e dos "jaleos".
Flamenco é antes de tudo emoção, sentimento, expressão interior e prazer!
Mágico! Simplesmente muita emoçao poder vivenciar a dança flamenca! Belissima!!! Realmente um simbolo legal da Espanha, diferentemente das pessimas touradas... Mas enfim, valeu a pena assisti-la! Infelizmente nao posso postar um video aqui pois a conexao eh muito lenta, mas breve o farei!
Valeu! Oleeeeeee!
3 comentários:
Num tem video não? =/
Acho tão belo ! *-*
Enfim, é dança :D !
Belíssimo, muito bom gosto...parabéns!
Postar um comentário