março 31, 2011

Estou pronto?

Estou no sexto período de medicina e, parei para refletir sobre essa longa jornada que está apenas se iniciando. São aulas teóricas diversas, provas constantes, pressões de todas as direções possíveis. E, será que realmente estou pronto para está lado-a-lado com um paciente? Acredito que não...

Muitas vezes o sentimento de angústia paira no ar, assim como no coração daqueles que também fazem parte desse convívio no ambiente hospitalar. Lidamos com uma realidade drástica, difícil, tanto por parte dos profissionais de saúde que desbravam as intempéries das carências de recursos e oportunidades, bem como da maioria usuária da saúde pública. E, chega um momento que os pensamentos invadem o interior dessa pequena alma, corroída de incertezas e divagações: "Me sinto preparado? Após 3 anos de luta, posso dizer, de fato, aprendi bem o que vivi?". Eu respondo fortemente que não

Primeiramente porque me sinto um ser teórico, apesar das práticas que temos, nem sempre elas correspondem às porções ensinadas, assim como, deixam bastante a desejar. Além disso, em termos de urgência/emergência, nem sequer posso garantir, no momento atual, ter a habilidade de realizar uma ressucitação cardiopulmar. É lastimável!

Às vezes, comparo-me a uma pequena formiga tentando suportar um tremendo fardo, certo de que um dia poderei esfacelar-me.

Acredito que o sonho seja a engrenagem para a realidade. Tive que sonhar, e alto, para estar onde estou. Mas, sei que há muito... muito a ser mudado! O ensino precisa está arraigado nas lacunas sociais da saúde, porém, acima de tudo, na preparação eficaz dos estudantes frente às adversidades que surgem na prática médica. Enquanto isso inexistir, pode ter certeza que as inseguranças ainda persistirão por longos tempos. 
Continuo firme! 
Mas... até quando?

Por: Hugo Otávio
Data: 31-03-2011

Um comentário:

Mônica Modesto disse...

Deus capacita os escolhidos Dele Huguinho, basta conviver com você para perceber isso! Nascemos como uma tábua rasa,mas tal qual um vaso nas mãos do Oleiro, somos moldados pelo nosso Jesus para uma vida de Serviço onde quer que Ele nos direcione. Não tenho duvidas que estamos no lugar certo, mas o propósito para tudo isso, só Ele é quem sabe...