julho 26, 2011

Dr. Google



"Fui procurar no google para ver o que era. Minha filha estava com muita febre o médico disse que era uma virose... Fiquei desconfiada. Quando vi, tantas doenças, me desesperei!"

Essa foi uma das conversas que ouvi durante minha trajetória no ônibus, entre duas moças, falando dos médicos em geral e suas competências. Fiquei atento a cada detalhe e percebi o quanto as pessoas estão utilizando o google para tudo, até para questões relacionadas à saúde. Nada contra o google! Pelo contrário, sempre que posso estou utilizando essa ferramenta extraordinária de busca. O problema reside no fato de que muitas informações estão desvinculadas da realidade de determinado paciente, cabendo somente ao médico confirmar ou não cada caso clínico apresentado. A utilização do "Dr. Google" tem precipitado muitas aflições, em sua maioria, desnecessárias, levando a erros quando promove a auto-medicação, a não ida ao serviço de saúde, ao diagnóstico equivocado, enfim, diversos problemas podem surgir do pequeno gesto de localizar uma determinada doença e tê-la como causadora do problema atual.
Por isso, não confie demasiadamente no Dr. Google. Tenha um médico competente, que possa te ouvir, esclarecer suas dúvidas, te medicar adequadamente ou não. 
Cada caso, é um caso...

Por: Hugo Otávio
Data: 26/07/2011

2 comentários:

Bruniele Souza disse...

Pior são so hipocondríacos que ficam pesquisando na INTERNET a sua nova doença que nenhum médico consegue descobrir...

Mente Hiperativa disse...

RESUMO:

Dr. Google NÃO faz anamnese nem exame físico.
Dr. Google é tão médico quanto minha vó é engenheira naval e meu irmão, de 4 anos, é poliglota.