novembro 01, 2011

Ciúmes doentio


Quem nunca teve ciúmes, que atire a primeira pedra! 
Quando gostamos de alguém, vez por outra surge aquele sentimento que surge lá dentro de cada um de nós em relação ao outro. Caracterizo como normal, pois, em pequenas doses, reflete uma certa preocupação, cuidado, zelo, afeto. No entanto, quando as rédeas do controle são perdidas, o ciúmes pode tornar-se completamente doentio, avassalador, asfixiante! 
Gostaria de chamar a atenção a esse sentimento doentio quando, a exemplo da imagem acima, o outro passa a ter sua liberdade cerceada e daí surge o perigo. Como enxergar uma possível raiz do surgimento desse vilão? Bem, acredito que uma boa convivência fará você perceber que o vilão está prestes a ameaçar ou naufragar um relacionamento quando começarem a existir perguntas inquestionáveis, desconfiança exacerbada, proibições, ligações diversas, todos esses fatores resultando em uma ânsia de saber a todo momento o que o outro está ou não por fazer. 
Acredito que num relacionamento saudável, há a necessidade de existir confiança. Porém, apesar de todos acharmos esse ponto importante, nem sempre o demonstramos em atitudes. O alicerce para o fortalecimento de uma relação gira em torno dela, não adianta se esquivar. Portanto, um bom diálogo, com respeito e limites é um dos passos iniciais para desmoronar esse grande vilão que, vez ou outra, promove a queda de diversos relacionamentos, destruindo lares, vidas, por ser doentio e carrasco da liberdade humana.
Pense nisso! 

Hugo Otávio
Data: 01/11/2011

Nenhum comentário: