maio 27, 2011

O elogio e o impacto nos relacionamentos

O elogio é uma das mais poderosas forças que existem a favor do relacionamento humano.

Em minha ultima palestra, fiz uma simples pergunta:

- Qual foi a última vez que você elogiou alguém?

Para mim não era surpresa, nenhum dos participantes levantou a mão.


Mas então o que estaria acontecendo com as pessoas?
Com o passar do tempo acabamos por focar insistentemente nos defeitos alheios, temos esta super capacidade, de apontar o dedo para o outro e discorrer de forma certeira todas as suas mazelas, desencontros, falhas e tudo mais, e deixamos para trás o foco na qualidade do ser.

Uma das alunas levantou-se e me questionou:
- Mas elogiar alguém só por que isso faz bem, não é um tanto falso?

Sim, para alguém que olha num âmbito superficial, elogiar parece ter uma faceta de falsidade, mas na verdade não é nada disso.

Quando elogiamos, deixamos de focar o defeito e miramos na qualidade do ser, uma qualidade da essência, que se avoluma em seu comportamento, essa mudança de perspectiva é mais eficaz que o próprio elogio, nesse momento o elogio passa a ser uma extensão do reconhecimento, no qual tem um profundo impacto sobre a outra pessoa.

Bem, então vamos realizar isso na prática, e trazer para dentro de nós a verdade em nossa experiência. Pegue um dia dessa semana, você escolhe qual.

Nomeie-o: Dia do elogio.
Perfeito.
Nesse dia você não dará um elogio gratuito, mas sim focará na qualidade do seu próximo.
Entenda-se “próximo”, a pessoa de seu convívio pessoal, e esse elogio pode fazer parte da esfera, pessoal, afetiva (parceira(o)), um familiar, algum amigo(a) de trabalho, em fim, não restrinja o elogio à apenas uma área.

Perfeito.
Foque na qualidade e faça um elogio sutil.
Veja o que ocorre, veja a motivação, a energia que é liberada.
Veja as mudanças de comportamento, o quão bom é dar e receber um elogio.
Pode ser a comida da esposa, o seu cabelo bem feito, a nova roupa, uma atitude especial, um amigo de trabalho que fez algo de maneira especial, nosso filho que teve uma atitude exemplar, em fim , esta é a sua missão este dia.

Lembre-se que o elogio cria laços, e as críticas quando mal colocadas, determinam desacordos e bloqueios.

Esse é seu experimento, afinal a vida é um laboratório, tudo é empírico, precisamos testar, avaliar, e assim criar nossas verdades.

Dr. Paulo Valzacchi* - É biomédico, professor, escritor, psicanalista e especialista em saúde emocional.

Um comentário:

Mente Hiperativa disse...

Eu gosto de elogiar, mas tambám não faço do elogio meu dicruso diário; elogio aundo vejo merecimento, e talvez por isso meus elogios sejam sinceros e bem apreciados.

Abraço