julho 13, 2011

Saúde já!

Saúde tem preço e caro!
Pagamos diariamente para termos um acesso gratuito e de qualidade à saúde.
Mas, será que todos têm acesso a ela?
Pelo menos em parte, sim.

Segundo nossa constituição, TODOS TÊM DIREITO À SAÚDE.
Só esqueceram de dizer que é preciso acesso, transporte, agilidade, eficiência, solidariedade, humanidade, "olho no olho"...
Quando estamos dentro do sistema de saúde, percebemos as disparidades:
Pacientes que enfrentam longas filas, madrugam para ter atendimento, são encaminhados de maneira equivocada e, por isso, perdem a viagem, medicamentos que faltam, dentre tantos outros problemas que parei para pensar o quanto é preciso lutar para termos uma saúde de qualidade.

Essa questão não se detém apenas à parcela dos cuidadores da saúde. É preciso, além deles, que a população reinvidique por seus direitos, de alguma forma, não se acomodando e fazendo reclamações passageiras e orais. 

Tá muito mais do que na hora de NÃO acharmos que a saúde "é assim mesmo e não muda".  Como se as diversas enfermidades pudessem "esperar" pela imensa, repito, IMENSA burocracia de procedimentos médicos, técnicos e laboratoriais. Passa um frio na alma quando vejo pessoas que estão com a vida se deteriorando aos poucos enquanto a morosidade de ação impede uma possível recuperação do estado do indivíduo ou o retardo do avanço de uma doença.

Parei também para refletir o quando uma boa gestão faz a diferença. Não se trata do "serviço público" ser defasado e o particular "um bom serviço"! A questão está bem debaixo de nossos olhos: a circulação e o investimento adequado de verbas! Enquanto persistirem o desvio dos recursos, a má administração, os encaminhamentos inadequados, dentre tantas falhas evitáveis, continuaremos perecendo e as filas aumentarão, assim como nessa foto.

E só de pensar que ainda existem pessoas que acham que "estão recebendo favor do governo" pela saúde... Lamentável.

Acordemos! 
Sua saúde não pode esperar!
Saúde já!

Hugo Otávio
Data: 13/07/2011

Um comentário:

Bruniele Souza disse...

Li uma reportagem do Diário de Pernambuco ontem e achei interessante quando o governador do nosso estado falava sobre o PACTO PELA VIDA (Um projeto voltado para a segurança, que está surtindo efeito). Ele salientou que implantará em 2012 o PACTO PELA EDUCAÇÃO. Estava conversando hoje com uns colegas de trabalho sobre a importância de um projeto PACTO PELA SAÚDE, pois a mesma está em condições deploráveis. E não se resume ao SUS, até alguns planos de saúde também não estão oferencendo condições adequadas nem salário dignos aos profissionais! É preciso voltar a atenção para a SAÚDE!É o nosso direito, é a nossa vida que está em jogo!
excelente postagem!
bju