abril 26, 2008

Oxford e Stratford


Quem foi William Shakespeare?

William Shakespeare nasceu na Inglaterra, na cidade de Stratford - Avon (eu fui ateh lah), em 1564. Era um leitor assíduo dos escritores da literatura clássica antiga, como Homero, Plutarco e Sêneca. Mudou-se para Londres, já casado com Anna Hathaway, com quem teve três filhos. Primeiramente foi ser ator, na capital inglesa. Mais tarde, já com o seu próprio grupo de teatro, passou não só a representar, como adaptar peças antigas, escrevendo comédias, dramas históricos e pastorais e tragédias.

Shakespeare é a figura mais expressiva da literatura inglesa. Foi o maior poeta e dramaturgo do Renascimento na Inglaterra.

Na vasta produção shakespereana encontram-se peças que até hoje são representadas nos palcos de todo o mundo. Como A megera domada e As alegres comadres de Windor. Dentre as tragédias que tiveram maior repercussão, citamos Romeu e Julieta, Júlio César, Antônio e Cleópatra, Coriolano, Macbeth, Otelo, Rei Lear, Ricardo III e Hamlet - que são peças profundas, cheias de impacto, com personagens marcantes.

Shakespeare nunca deixou de visitar sua terra natal. Quando voltou para casa, rico e famoso, pagou as antigas dívidas de seu pai e comprou a maior casa do local. Faleceu em 1616, nessa mesma cidade e foi enterrado na igreja em que havia sido batizado.

Por que há dúvidas sobre a autoria das peças de Shakespeare?

Sabe-se muito pouco sobre a vida desse ator e escritor inglês, considerado o maior dramaturgo de todos os tempos. Os registros se limitam a documentos de batismo, casamento, testamento, escrituras de terras, impostos e recibos -- além de referências em textos de seus contemporâneos. Para completar, ele não era creditado como autor em suas primeiras peças e, nos documentos citados, seu sobrenome aparece também com outras grafias: Shaksper, Shaxpere, Shagspere, Shakespere, Shackspeare e Shake-Speare. A autoria de suas 37 peças e 154 sonetos começou a ser questionada no século XIX por estudiosos que preferiam atribuí-la ao filósofo e político Sir Francis Bacon (1561-1626).

No século XX, surgiu outra turma, para quem o real autor seria Edward de Vere (1550-1604), Conde de Oxford -- mas algumas das mais importantes peças de William Shakespeare (1564-1616) foram escritas depois da morte de Vere. "Não existem provas de que outra pessoa teria escrito as obras shakespearianas. Esses questionamentos parecem, na verdade, ter nascido de um ponto de vista extremamente elitista, segundo o qual os textos são tão sofisticados que só poderiam ter sido escritos por um nobre e não por um homem do povo", diz John Milton, professor de literatura inglesa da USP.

Ola galera!
Visitar a casa onde morou Shakespeare foi bastante interessante! Fez parte de uma das viagens do fim de semana providas pela escola. Mas tambem fomos para Oxford, que ao meu ver, esperava mais de lah... No entanto, foi legal saber mais da historia desse grande dramaturgo que deixou vasta riqueza para todos nos amantes da literatura inglesa.
Legal nesse dia que eles comemoraram o aniversario de Shakespeare (26/04) mas segundo nossa guia, era apenas uma comemoracao anterior mas esse na verdade nao era o dia dele realmente... O povo gosta de festas mesmo...
Encontramos ate uma galera dancando... Muito legal!
Depois disso seguimos a estrada e passamos por lugares onde geralmente se filmam para cinemas e tal como Harry Potter, Dracula... (passei em frente ao Castelo do Dracula hehehe...) Divertidissimo esse dia, principalmente que encontrei uma galera legal! A garota que veio da Filipinas eh muita maluquinha ( a que se parece meia coreana ) mas muito gente boa! Aproveitei para treinar meu ingles com ela uhauhauhauhauha... E o cara (Alexandre - brasileiro) tambem eh viajante como eu, vai para Amsterdan. A outra garota (brasileira) vai para o Japao! Muitos lugares diferentes nao eh???


Casa onde morou Shakespeare



Casa onde morou Shakespeare 2


Eu com m senhor vestido a moda da epoca


Eu e meus novos amigos (brasileiros e filipinos)

Oxford, a cidade dos "Dreaming Spires", é famosa mundialmente pela sua universidade (Universidade de Oxford) e lugar na história. A universidade de Oxford é a mais antiga das universidades de língua inglesa, e é considerada uma das 5 melhores universidades do mundo.

Por mais de 800 anos, foi um lar da realeza e estudiosos, e desde o século IX oficializada cidade. Para se ter uma ideia, Tony Blair foi um dos estudantes dessa Universidade. Ela abrange mais a parte da Filosofia, Politicas... Enquanto Cambridge abrange as areas das ciencias...

A fama de cidade universitária inglesa é dividida com sua eterna rival, Cambridge.

Recentemente, um de seus "colleges", o Christchurch College, foi escolhido para servir de cenário para filmagens do filme Harry Potter.

Oxford também foi berço de livros importantes e famosos na literatura mundial, como Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll, O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien, e muitos outros. O pub The Eagle and The Child era até um dos lugares preferidos de Tolkien.

Oxford - 1


Oxford - 2

Bem, fico por aqui com algumas fotos de Oxford.
Ateh a proxima!

Obs.: Essa eh minha companheira que divide a casa comigo: Huy Jung (South Korea).

Mais fotos!

2 comentários:

Anônimo disse...

PURGAAAAAAA
OLHA ISSO http://www.oclumencia.com.br/galeria/displayimage.php?album=140&pos=85

ONDE TAO FILMANDO UM NEGOCIO DE HP
IGUALZINHO AS FOTOS QUE TU TIRASSE, AIIIIIIIII *-------------------*
FILMA,FILMA,FILMAAAAAAAAAAAAAAAAAA
#%$%#$%#$#%#

Bruniele Souza disse...

hum...adorei essas!!!
fotus como sempre pra recordar neh?valeu mto a pena!!!