novembro 09, 2010

Ame-o ou deixe-o!

"Um dia todos nós vamos para a solidão de um túmulo. Uma criança de um dia de vida já é suficientemente velha para morrer. A morte é a derrota da medicina. Todavia, apesar das limitações da ciência, devemos usar todas as nossas habilidades não apenas para prolongar a vida, mas para fazer dessa breve existência uma experiência inesquecível. Os médicos devem ser pessoas de rara sensibilidade, artesãos das emoções, profissionais capazes de enxergar as angústias, as ansiedades e as lágrimas por trás dos sintomas. Caso contrário, tratarão de órgãos e não de seres humanos. Acima de tudo, os médicos, bem como todo profissional que cuida da saúde humana, devem ser vendedores de sonhos. Pois, se conseguirmos fazer nossos pacientes sonharem ainda que seja com mais um dia de vida ou com uma nova maneira de ver suas perdas, teremos encontrado um tesouro que reis não conquistaram..."

AUGUSTO CURY - O FUTURO DA HUMANIDADE


Infelizmente é difícil conciliar tantos interesses, assim como ser atencioso com tantas pessoas. Assim se resume a vida de um estudante de medicina, centrado mais no outro do que em si mesmo. Disposto a lutar pela vida alheia, enquanto diversas vezes a sua própria se sucumbe. Como é difícil ser compreendido, hein?
Só resta uma escolha a ser decidida:
AME-O OU DEIXE-O!

Hugo Otávio
Data: 09/11/2010


2 comentários:

Mente Hiperativa disse...

Nao tenho muita certeza de que a morte é a derrota da medicina não, a morte é o fim inevitável, nem mesmo a medicina ou os médicos podem evitá-la, não somos Deus.

Dessa forma, ainda que o paciente morra não vejo como uma derrota, vejo que tudo que era possível foi feito, toda assistência foi dada, que foi garantida a qualidade de vida até o presente momento da morte dele. Pra mim isso é vitória.

Bruniele Souza disse...

Ser médico não é nada fácil...
Mas aprender a amar vc tem me feito perceber que amar não é tomar posse do outro, mas sim segui-lo com o seu coração...E ser a companhia em um caminho estranho onde a força desse sentimento é o que nos faz caminhar mais feliz...
amu vc