agosto 21, 2010

O sentido dos gansos

No Outono quando se vê bandos de gansos voando rumo ao Sul, formando um grande V no céu, indaga-se o que a ciência já descobriu sobre o porquê de voarem dessa forma. Sabe-se que quando cada ave bate as asas move o ar para cima, ajudando a sustentar a ave imediatamente para trás.

Ao voarem em forma de V, o bando se beneficia de 71% a mais de força de vôo do que uma voando sozinha.

Eis algumas lições que os gansos ensinam:

a) Pessoas que têm a mesma direção e sentido de comunidade podem atingir seus objetivos de forma mais rápida e fácil, pois viajam beneficiando-se de um impulso mútuo.
Sempre que um ganso sai do bando, sente subitamente o esforço e a resistência necessários para continuar voando sozinho. Rapidamente ele entra outra vez em formação para aproveitar o deslocamento de ar provocado pela ave que voa imediatamente a sua frente;

b) Se tivéssemos o mesmo sentido dos gansos, manter-nos-íamos em formação com os que lideram o caminho para onde também desejamos seguir.
Quando o ganso líder se cansa, ele muda de posição dentro da formação e outro ganso assume a liderança. Vale a pena nos revezarmos em tarefas difíceis e isto serve tanto para pessoas quanto para gansos que voam rumo ao Sul.

c) Os gansos de trás grasnam, encorajando os da frente para que mantenham velocidade.
Que mensagem passamos quando gritamos de trás
?

d) Finalmente quando um ganso fica doente ou é ferido por um tiro e cai, dois gansos saem da formação e o acompanham para ajudá-lo e protegê-lo. Ficam com ele até que consiga voar novamente ou até que morra. Só então levantam vôo sozinhos ou em outra formação, a fim de alcançar seu bando.
Se tivéssemos o sentido dos gansos, também ficaríamos um ao lado do outro assim?

Pense a respeito.

Desconheço o autor

2 comentários:

Mente Hiperativa disse...

Primeiro eu não posso deixar de comentar os setenta e UM por cento. Como assim? Quem chegou a esse número? Nunca acredito em percentuais, mas tudo bem...

Segundo, sem querer ser chato (tô tentando) mas não entendi o porque de dois gansos acompanharem o ganso baleado por um tiro. O coitado vai morrer, os outros dois fazem o que? São paramédicos? ou levam o baleado pra emergência do hospital?

Feitas essas observações banais (ou não) eu devo elogiar o texto e sobretudo a lição que ele passa, a lição de comunidade, de sociedade, ensina o valor da cooperação e mostra que ninguém faz nada sozinho, e ainda que seja capaz de fazê-lo, acompanhado e a judado fica bem mais fácil.

Bruniele Souza disse...

Que interessante!
Tah bom de muita gente virar "ganso"!
uhauhauhauhaha