fevereiro 14, 2011

[FILME] Gênio Indomável


E X C E L E N T E!

A obra "é a história de um garoto que não quer sair de onde está porque a idéia o apavora", segundo declaração de Matt Damon. É uma história sem heróis nem vilões, que narra a trajetória de um garoto pobre de South Boston (Will), com uma notável capacidade para a Matemática. Órfão, Will mora sozinho num quarto e tem como fiéis companheiros três amigos inseparáveis: Chuckie, Morgan e Billy. O rapaz vive se metendo em encrencas, com várias passagens pela Justiça.

No início da história, Will trabalha como faxineiro no Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde o professor Lambeau dá aulas de Matemática Combinatória. O professor faz um desafio aos alunos, deixando, no quadro-negro do corredor da universidade, um complexo teorema para ser resolvido. Todos se surpreendem quando o teorema aparece resolvido, sem que ninguém saiba quem o fez. Foi Will.

Lambeau acaba descobrindo a identidade do gênio, e salva-o da cadeia, por ter agredido um policial, após o juiz impor duas condições: Will teria aulas com Lambeau e sessões de psicoterapias. Lambeau leva o rapaz a alguns terapeutas, sem sucesso. Então resolve chamar um ex-colega de escola, Sean, um psicólogo nascido em South Boston, como Will. Paralelamente, Will conhece Skylar, uma estudante de Harvard, por quem se apaixona.

A história se desenvolve em quatro núcleos paralelos, todos tendo Will como o centro das atenções: as sessões com Sean, as aulas com Lambeau, a farra com os amigos e o namoro com Skylar. Aos poucos, o envolvimento de Will com Sean vai crescendo e influindo nas outras relações.

Quando Sean lhe dá alta e anuncia que vai partir para uma viagem à Índia, Will já está com um bom emprego, conseguido pelo professor Lambeau. Mas, parodiando Sean, que 20 anos antes tinha perdido um jogo histórico dos Red Sox para conhecer aquela que seria a mulher da sua vida, Will decide largar tudo e ir para a Califórnia, à procura de Skylar, que fora estudar Medicina em Stanford.