abril 19, 2010

O real valor de uma amizade


Por muito tempo desacreditei um pouco na verdadeira essência da amizade. Talvez de tanto "absorver" o que falam por aí, dizendo que as pessoas não são de confiança e tal... Confesso que nem sempre se pode contar com alguém, até mesmo com quem diz ser seu amigo, pois de certa forma, somos falhos e impossibilitados por diversas causas que nos impedem de cumprir o que defendemos.

Porém, o ingresso na universidade propicia um alastramento da visão para uma nova perspectiva de vida, assim como de convivência.

Confesso que, estou alegre por saber, de fato, que possuo amigos. Não daqueles do tipo que "colam" em você o tempo todo. Não creio em amizades assim. Em primeiro lugar porque a amizade para mim não depende, restritamente, da presença constante e sufocante. Sim, pode sufocar... e como!

Não... a amizade, pelo contrário, é livre e espontânea, assim como o vento que surge repentinamente, provocando alívio e paz para o nosso momento. Quantas vezes precisamos ser ouvidos? Exortados ou até mesmo elogiados? Mas, há uma significância quando parte de alguém especial, impregnado de fidelidade, companheirismo e de verdadeiro caráter. O que vem fora desse círculo é duvidoso...

O interesse mesquinho e contrastante oculta uma verdadeira amizade. Quer saber quem é seu amigo? Diferenciá-lo de um colega que está ao seu lado e quase nada sabe sobre você, o que sente, como vive?

Primeiro, aprenda a ouvi-lo! O bom sábio é aquele que ouve até no silêncio das palavras. Um olhar, um suspiro, um gesto, pode revelar profundamente o que muitos "desatentos colegas" não veem.

Em segundo lugar, um verdadeiro amigo fala sempre a verdade, custe o que custar. Se for pra "puxar a orelha", com amor, respeito e carinho, por que não fazê-lo? Você acha que seu colega que indiferentemente convive contigo, agirá assim?

E por último, estar com um verdadeiro amigo, é saber em quem confiar, tendo a certeza de que quando possível, esse te ajudará a se erguer, caso você caia. É passar horas conversando sobre a vida, sem interesses em primeira instância. É ver o tempo voar e ter o seu dia ainda mais agradável em sua presença.

Por isso, valorize aqueles que estão no rol de VERDADEIROS AMIGOS. Estes são como preciosas jóias as quais dificilmente você as encontrará pelo caminho!

Por: Hugo Otávio
Data: 19-04-2010

3 comentários:

Mente Hiperativa disse...

Tens bastante razão, colegas são muitos, amigos se conta nas mãos!

SpaçAberto disse...

Foto de Friends :D

Bruniele Souza disse...

Um amigo é sempre querido...são anjos de Deus na terra! Nos levantam...nos mostram nossos defeitos...oram por nós...querem nos ver felizes sempre!