maio 24, 2010

Ansiedade de cada dia...


Sou ansioso e não posso negar. E conseguiria? Taxam-me de estressado, elétrico, maluco, enfim, são tantos os nomes que vou parando por aqui. Desde cedo já me considero ansioso e apressado com as coisas da vida. Nasci cedo, talvez porque não aguentava ficar preso ali dentro da barriga da minha mãe. No entanto, à medida que eu ficava mais velho, fui criando hábitos de não deixar tudo para cima da hora, pois sabia que o estresse seria maior. Por isso, até hoje mantenho a neurose de "me livrar", ou tentar, de tudo que preciso fazer com a maior antecedência possível.

Parei para refletir após uma palavra que tocou meu coração acerca da ansiedade, ministrada por alguém que respeito um bocado. Na verdade, existem situações na vida que não adianta muito as pessoas falarem e falarem, mesmo que nossas atitudes nos levem ao fundo do poço. É preciso que, sozinhos, enfrentemos, caiamos e levantemos com nossas próprias forças a fim de valorizarmos os verdadeiros bons conselhos.

Pois bem, confesso que cansei de correr, diversos momentos, à toa. Digo isso pois tenho percebido que meu próprio coração, fisiologicamente falando, não tem aguentado tanta pressão a qual eu mesmo propicio. Mas, como evitar a ansiedade? Como eximir-se de um hábito tão abusivo e corrosivo?

Com certeza a trajetória para alcançar certo equilíbrio e evitar a ansiedade não será de nada fácil, mas eu tentarei. É difícil mudar um hábito nosso, pois quase sempre estamos adaptados à mesmice e mudar machuca, dá trabalho, necessita de esforço e não estamos sempre dispostos, não é mesmo?

Não querendo dar uma de religioso, pois não sou, porém confio em Deus e busco seguir os passos do mestre Jesus, através de Sua palavra encontramos a receita, ou melhor, o segredo para vencer a ansiedade.

Em primeiro lugar é preciso descansar em Deus. Descansar aqui não significa relaxar, não fazer nada. Pelo contrário, o contexto está direcionado à esperar Nele confiante de que o fardo que eu carrego se tornará leve e, assim, ansiedade alguma tem razão de existir.

Mas como descansar Nele?
É algo gradativo, constante. Por isso, em segundo lugar é preciso ter fé de que tudo vai dar certo, mesmo que em algumas oportunidades a fúria das intempéries assolem a esperança. Lutei o bom combate, não esmoreci e isso me direciona a avançar mesmo a pequenos passos.

É só observar os passarinhos ao redor, não se preocupam no que vão comer, beber. E nós? Será que se Deus tem cuidado desses pequenos seres, não cuidaria de nós também, frutos de Suas mãos?

É... caro leitor!
Precisamos fugir da ansiedade de cada dia... Nos esforçando, nos ocupando e fazendo o que podemos fazer até o limite, vivendo cada dia por dia, pois cada dia tem o seu mal e antecipar sofrimento e dor é querer morrer mais rapidamente, é aumentar o trabalho cardíaco, elevar a pressão arterial, por vezes desnecessariamente. Essas atitudes revelam que não temos depositado em Deus a verdadeira confiança, mas sim, atendo nosso vigor, em vão, à nossa própria capacidade, esta limitada, pequena, fraca, desprezível perante Aquele que tudo pode.

Decidi me policiar mais à respeito da ansiedade. Sei que não será tarefa fácil pois hábito é algo impregnado como uma sujeira na nossa roupa. Entretanto, ainda há tempo para mudar, sendo esta a capacidade mais sublime que o ser humano possui: a mutabilidade!

Deixo logo abaixo uma canção que me veio à mente durante a palavra ministrada.





Descanso Em Deus - Diante do Trono

DESDE A ANTIGÜIDADE NÃO SE VIU
NEM JAMAIS SE OUVIU DE UM DEUS SEMELHANTE A TI
QUE TRABALHA POR QUEM ESPERA E CONFIA EM TI
EM ME ARREPENDER E SOSSEGAR
EM ME TRANQUILIZAR ESTÁ MINHA SALVAÇÃO
MINHA FORÇA ESTÁ EM ESPERAR E CONFIAR EM TI

ENQUANTO EU DESCANSO EM DEUS
ELE ME DÁ TUDO O QUE EU PRECISO
É DESCANSAR
, CONFIAR, ENTREGAR, TODO O MEU CUIDADO A DEUS
REPOUSAR, COLOCAR MINHA ESPERANÇA EM DEUS...

INÚTIL VOS SERÁ BEM CEDO LEVANTAR
PENOSAMENTE TRABALHAR
AOS SEUS AMADOS DÁ ENQUANTO DORMEM
AOS SEUS AMADOS ELE DÁ...

- Canção:
http://www.4shared.com/audio/sHNPZruC/02-Descanso_Em_Deus.htm

2 comentários:

Mente Hiperativa disse...

Sozinho vai ser bem mais difícil!

Você deveria procura ajuda, primeiramente de Deus,claro, e depois de algum profissional especializado pois este tem o hábito de tratar e ajudar pessoas problemas desse tipo.

Precisamos priorizar a nossa qualidade de vida. Ser ansioso é normal, até o ponto em que passa a nos causar sofrimento. Tudo que causas sofrimento a nós deve ser remediado.

Bruniele Souza disse...

"...deixando sobre Ele toda a vossa ansiedade, pois Ele tem cuidado do vós."