maio 19, 2010

O perigo do elogio

É notório a grande importância de receber um elogio por algo que fizemos. Nada melhor para animar ainda mais o dia ou "salvá-lo" quando este não está tão bem assim. Ao recebê-lo, ficamos extasiados e dispostos a cada vez mais a empenhar-se naquilo que fizemos. Não gosto muito de ser elogiado pois temo que o perigo do elogio possa me derrubar. Sim, isso mesmo. Apesar de muito bom, o elogio pode massagear demais o ego a tão ponto de dar vazão à soberba e prepotência humana. Aí reside o problema. Quando passamos a dar suporte às virtudes, ocultando as fraquezas e dificuldades inerentes a qualquer indivíduo.

Portanto, elogie sempre que achar conveniente! Pessoas de qualidade merecem receber elogios sinceros que as motive a alcançar patamares ainda maiores!
Contudo, ao perceber que o perigo está à espreita, trilhe outro caminho. Nem sempre um elogio provoca o verdadeiro propósito a quem foi destinado.

Hugo Otávio
Data:

Um comentário:

Bruniele Souza disse...

Acredito que os elogios não fazem mal, mas como eles são recebidos pelo que ouve! Eu tenho a concepção de que o importante é que nós sempre saibamos que tudo que temos não é nosso, é de Deus...e todo elogio é dEle msm que venha em nosso nome. Também, receber elogios não significa que nos tornamos melhores que os outros. O outro ainda mantém o seu valor e nós, apenas conseguimos um reconhecimento!