fevereiro 16, 2010

Ser feliz ou alegre?


Conheço muitas pessoas que desconhecem a real diferença entre felicidade e alegria. Ouço comentários frequentes como: "Estou feliz hoje!"; "Sou muito alegre!"; "Felicidade dura pouco...". Discordo de como essas expressões tem sido usadas. Gostaria de compartilhar com vocês, amigos leitores, mostrando que há uma singela diferença, sim, entre elas.

Primeiro, felicidade consiste em uma gama de sentimentos e sensações que envolvem o ser humano. Posso até ser categórico em afirmar que você pode ou não ser feliz mas, engana-se ao estar feliz. A gente não está feliz. Ou se é ou não é. A felicidade não depende das circunstâncias para materializar-se em sua vida. De jeito nenhum! Entristeço-me quando percebo que muitos a colocam sempre no futuro, tão distante.

Dizem: "Serei feliz quando for aprovado no vestibular". Acaba o vestibular e a ambição aumenta. Não se alcançou a felicidade, mas esta agora foi transportada mais à frente.

"Não, agora serei feliz quando me formar...". O tempo passa e o indivíduo adianta ainda mais a felicidade, criando um ciclo vicioso, sem fim, sem perceber que a felicidade não depente restritamente desses fatores.

nfim, para mim, felicidade encontra-se nas pequenas coisas... até mesmo na tristeza! Como? Será que li corretamente? Podemos ser feliz na tristeza? Mas é claro! Tristezas sempre aparecem no nosso caminho, mas não representam o fim da felicidade. Aqui evidencio a diferença. A tristeza combate a alegria, esta sim um estado momentâneo, repleto de um sentimento interior que pode ou não depender do que está ao nosso redor, das pessoas que nos cercam as quais podem nos desanimar, da adrenalina que sentimos ao praticar esportes radicais ou situações inusitadas.

Pois é... apesar de tudo que vivi e continuo vivendo, posso taxativamente afirmar que sou feliz, podendo ou não estar "feliz"! Tenho momentos de alegrias e tristezas, passando por montanhas e vales, mas estou certo que não há felicidade maior do que entregar meus anseios nas mãos de Deus, sabendo que Ele cuida de mim! Não há felicidade maior!

Acho que estou alegre hoje hehehe... Abração para vocês!

Por: Hugo Otávio
Data: 16/02/2010

Um comentário:

Unknown disse...

isso é verdade hugo, gostei muito que Deus continui te usando pra abençoar vidas