julho 23, 2010

Antigamente...


"Antigamente, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo não sendo rapagões, faziam-lhes pé-de-alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio. E se levavam tábua, o remédio era tirar o cavalo da chuva e ir pregar em outra freguesia. As pessoas, quando corriam, antigamente era para tirar o pai da forca e não
caíam de cavalo magro. Algumas jogavam verde para colher maduro, e sabiam com quantos paus se faz uma canoa. O que não impedia que, nesse entrementes, esse ou aquele embarcasse em canoa furada. "

Fonte: Andrade, Carlos Drummond de. Antigamente, in: Quadrante. Rio de
Janeiro, José Olympio, 1970



Após ler esse pequeno trecho, concordo em parte que muitas coisas mudaram nesses tempos. Calma... Não sou saudosista, apenas remonto ao passado por vezes para tentar entender a nossa realidade presente.

Lembro de antigamente... Como, na minha infância, as coisas pareciam infindáveis e maiores. Lembrei-me do meu primeiro filme no cinema: "Gasparzinho". Achei o máximo que fui vê-lo mais 2x!

Antigamente, as pessoas arriscavam-se mais em sentar-se fora de casa. Apesar dessa prática continuar no interior, pouco se veem cadeiras nas calçadas por conta da alta violência.

Antigamente, a família se reunia mais e desfrutava de pequenas coisas, com afinco, com amor, com zelo.

Antigamente...

Tempos que não voltam, cabendo a cada um de nós escrever uma nova página para nossa história!

Por: Hugo Otávio
Data: 23/07/2010

3 comentários:

Mente Hiperativa disse...

Nem precisa querer se justificar quanto ao saudisismo...

Tu é saudosista mesmo, acho que tu nasceu no tempo errado, na época errada... RSRSRS

Eu particularmente acredito que não adianta ficar lutando com o passado, suspirando 'ah, como ERA bom antigamente,no meu tempo era melhor'. Eu acho que isso não leva a nada.

É preciso tentar entender e sobretudo VIVER no tempo de hoje. TODA época tem seus aspectos bons e ruins, então porque SÓ reparar naquilo que hoje é ruim e já foi bom um dia???

[Ananda] disse...

é antigamente td parecia ser maior,mas o mente imperativa tem razão,não adianta chorar pelo q passou,é viver e bola pra frente,apesar de hj em dia tá um caos,mas temos ainda muito tempo,e nao temos nenhum,então ,antigamente apesar de bom passou e temos coisas muito boas hj tbm,basta olhar o sol e ver q ainda podemos encontrar felicidade apesar de haver o caos,e podemos fazer coisas como antigamente (mas ou menos né).xD
bom,gostei do texto,me lembrou o tempo q eu brincava na rua e caia ,era tão bom,não q hj seja ruim,meus hábitos mudaram,algumas coisas mudaram,mas não deixei de ser akela garota q brincava de pira-se-esconde,pira pega,e td q tem pira na rua.

Mente Hiperativa disse...

Imperativa não, HIperativa.

RSRSRSRSRS