maio 28, 2008

Dança Flamenca


Flamenco é um estilo de música popular bem distinto de qualquer outra cultura da Europa. Ele cresceu na Andaluzia (Sul da Espanha) influenciado por povos da península ibérica através dos séculos como fenícios, comerciantes gregos, povos de Cartago, conquistadores visigodos (habitantes do Norte da Espanha), árabes, hebreus, romanos, ciganos e outros invasores bárbaros (todo povo que não falava latin). Essa nova forma musical originada primeiramente nas gitanerias (bairros pobres ciganos) foi passada de geração para geração graças ao estilo patriarcal da família
cigana.


No início do século XIX (1810) o flamenco era parte do entretenimento promovido nas tabernas e estalagens andaluzas, uma vez que viajantes, comerciantes, prostitutas, traficantes, pedintes e ladrões, se reuniam para jantar e tomar vinho.
Os antigos artistas flamencos eram ciganos pobres e payos (não ciganos) os quais executavam suas performances apenas como um passa tempo. No entanto, a popularidade do flamenco cresceu e alguns deles se tornaram profissionais. Os cantaores mais experientes que acompanhavam a eles mesmos na guitarra, eram algumas vezes contratados para alegrar festas privadas, reuniões comerciais e festivais de flamenco para visitantes estrangeiros.

Durante as três últimas décadas do século XIX a popularidade do flamenco cresceu. Essa foi a idade do ouro do flamenco. As performances foram levadas aos teatros e, com a disponibilidade desses grandes espaços, o flamenco popularizou-se. Hoje, o flamenco é uma arte universal.

O verdadeiro flamenco é a combinação do canto, baile, toque da guitarra espanhola e de seu elemento fundamental, o duende. Duende é a alma ou sentimento flamenco. Todos aqueles que se envolvem nesta experiência exploram a emoção e o sentimento de incorporar o flamenco. Os ciganos se reuniam para presentear-se com canções e danças e para liberar as tensões e frustrações da vida. Essas reuniões, cercadas de flamenco, são até hoje chamadas de juergas. O mais importante em uma juerga é a espontaneidade na forma de expressão artística, pois as emoções são livres e irrestritas. Só assim o duende pode estar presente. O duende é o alvo e o propósito da juerga por isso ela não deverá ser planejada ou forçada. Tipicamente, elas começam com um grupo de pessoas comendo e tomando vinho. O envolvimento das pessoas no encontro, a conversa, se transforma naturalmente em música e dança. São festas que freqüentemente se estendem por toda a noite. Flamenco é música.

Um dos mais fascinantes aspectos do flamenco é o baile, ou seja, a dança. Todos os elementos que o bailaor desenvolve são de fundamental importância: o movimento com os braços, os círculos com os punhos e o detalhe da postura. A intensa expressão no rosto do bailaor intriga o espectador e atrai o respeito do seu público no momento em que sente a música e se deixa levar pela emoção. O baile é repleto de força, paixão, expressão e aire. Antigamente a dança era bem diferente para os homens e para as mulheres. O baile masculino enfatizava a técnica dos sapateados, e o feminino era mais voltado para o trabalho das mãos, dos braços e do movimento com as saias. Hoje esses bailes têm se aproximado e vêm se assemelhando cada vez mais. A mulher sapateia mais e o homem se movimenta por completo. Os movimentos não têm significado específico, mas é a emoção por trás dos gestos que cria o chamado duende. Para desperta-lo o bailaor deve sentir a música e expressar suas emoções através de cada movimento. O Flamenco é uma atitude, é a manifestação da alma de uma pessoa. Ser Flamenco é colocar para fora sentimentos e emoções trancadas e compartilhá-las através da música, do cante, do baile e dos "jaleos".
Flamenco é antes de tudo emoção, sentimento, expressão interior e prazer!

Mágico! Simplesmente muita emoçao poder vivenciar a dança flamenca! Belissima!!! Realmente um simbolo legal da Espanha, diferentemente das pessimas touradas... Mas enfim, valeu a pena assisti-la! Infelizmente nao posso postar um video aqui pois a conexao eh muito lenta, mas breve o farei!
Valeu! Oleeeeeee!

3 comentários:

Mente Hiperativa disse...

Num tem video não? =/

Lorrane F. disse...

Acho tão belo ! *-*
Enfim, é dança :D !

Anônimo disse...

Belíssimo, muito bom gosto...parabéns!