maio 31, 2008

Sintra

Sintra é uma vila portuguesa no Distrito de Lisboa, região de Lisboa e sub-região da Grande Lisboa, com cerca de 27. 000 habitantes. É sede de um município com 316,06 km² de área e 409 482 habitantes (2004), subdividido em 20 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Mafra, a leste por Loures e Odivelas, a sueste pela Amadora, a sul por Oeiras e Cascais e a oeste tem litoral no oceano Atlântico.

A vila de Sintra tem recusado ser elevada a categoria de cidade, apesar de ser sede do segundo mais populoso município em Portugal.


A origem de Sintra dilui-se com a da própria Nação. A serra e a planície foram habitadas desde tempos remotos, como atestam a existência de dólmens e necrópoles e ainda outras relíquias como os utensílios pré-históricos em exposição no Museu Municipal.

Da ocupação romana, restam lápides e urnas funerárias, junto do mausoléu circular, no Museu Arqueológico de Odrinhas. Os romanos chamavam à serra de Sintra "Mons Lunae" ou Montanhas da Lua.

Foi conquistada por D. Afonso Henriques aos Mouros em 1147, logo após a tomada de Lisboa; recebeu foral desse mesmo rei em 9 de Janeiro de 1154.

Apesar de manter ainda hoje o estatuto de vila, o concelho possui várias outras com esse estatuto: (Algueirão - Mem Martins, Belas, Colares, Pêro Pinheiro e Rio de Mouro, e ainda duas cidades: Agualva-Cacém e Queluz.
Cidade bem bacana, com castelos e muito para se ver em pouco tempo... Mas os portugueses são bem legais e eu estou me sentindo em casa realmente eeehhe... A presença negra também é marcante, provando a existência de um tenebroso passado de escravidão e sofrimento dos povos africanos. É bom vivenciar a atmosfera dos tempos portugueses, tão comentados nas aulas de História do Brasil e encontrar galera conterrânea também por aqui. E os famosos MC Donalds, é claro hehehe... Estão em toda parte!!! Incrível ahuauhauhuha!
Fui!

Um comentário:

Allyne Evellyn disse...

quando vc falou do Md'donalds lembrei de um trabalho que vou apresentar semana que vem...
Cultura MCword que fala sobre a americanização do mundo!
E como o próprio nome da cultura faz referência com o prefixo Mc o McDonalds é o representante máximo do Mcword....
Quando vc chegar por aki vai me dar um depoimento valioso para o trabalho sobre a americanização dos países que vc foi!
ok?
Bjus!