maio 28, 2008

Toledo

Em frente a um castelo


Eu e o pessoal do Canada

A cidade eh si eh muito bela, principalmente pelos castelos e fortalezas que estao la. Me senti na Idade Media, com cavaleiros medievais e a figura de Dom Quixote, obra do nosso Cervantes, ou melhor do Cervantes deles neh aahuauhuhahua... O legal eh que ao chegar na estacao de trem eu me deparei com um grupo de idosos que tambem eram turistas como eu, e como eu tinha comprado um mapa, eles resolveram se aproximar de mim e fomos juntos conhecer Toledo. Muito legal esta com eles pois sendo canadenses eu tinha que praticar o meu ingles e ao mesmo tempo o ¨meu espanhol¨ com o pessoal de Toledo pois o pessoal nao sabia se comunicar direito ahuahuhauuha... Uma aventura e tanto nessa pequena mas inesquecivel cidade!


Um pouco da historia...


Toledo foi a capital da Espanha visigótica, desde o reinado de Leovigildo, até a conquista moura da península Ibérica no século VIII. Sob o Califado de Córdoba, Toledo conheceu uma era de prosperidade.


A 25 de maio de 1085, Afonso VI de Castela ocupou Toledo e estabeleceu controle direto sobre a cidade moura. Este foi o primeiro passo concreto do reino de Leão e Castela na chamada Reconquista.


Toledo era famosa por sua produção de aço, especialmente espadas, e a cidade ainda é um centro de manufatura de facas e pequenas ferramentas de aço. Após Filipe II de Espanha mudar a corte de Toledo para Madrid em 1561, a cidade entrou em lento declínio, do qual nunca se recuperou.

Cervantes descreveu Toledo como a "glória da Espanha". A parte antiga da cidade está situada no topo de uma montanha, cercada em três lados por uma curva no rio Tejo, e tem muitos sítios históricos, incluindo o Alcázar, a catedral (a igreja primaz da Espanha), e o Zocodover, seu mercado central. Do século V ao XVI cerca de trinta sínodos aconteceram em Toledo. O primeiro foi no ano 400. No sínodo de 589 o rei visigótico Recaredo declarou sua conversão; no sínodo de 633, conduzido pelo enciclopedista Isidoro de Sevilha, decretou a uniformidade da liturgia em todo o reino visigótico e tomou medidas restritivas contra judeus batizados que recaíssem em sua antiga fé. O concílio de 681 assegurou ao arcebispo de Toledo a primazia no reino da Espanha. O último concílio que ocorreu em Toledo, entre 1582 e 1583, foi conduzido em detalhes por Filipe II de Espanha.


Toledo era famosa por sua tolerância religiosa e possuía grandes comunidades de judeus e muçulmanos, até que eles foram expulsos da Espanha em 1492; por isto a cidade tem importantes monumentos religiosos, como a sinagoga de Santa Maria la Blanca, a sinagoga de El Transito, e a mesquita de Cristo de la Luz.


No século XIII Toledo era um importante centro cultural sob o domínio de Afonso X, cuja alcunha era "El Sabio" ("O Sábio") por seu amor ao conhecimento. A escola de tradutores de Toledo tornou disponíveis grandes trabalhos acadêmicos e filosóficos originalmente produzidos em árabe e hebraico ao traduzi-los para o latim, disponibilizando pela primeira vez uma grande quantidade de conhecimentos para a Europa.


A catedral é notável por sua incorporação de luz, e nada é mais notável que as imagens por trás do altar, bastante altas, com figuras fantásticas em estuque, pinturas, peças em bronze, e múltiplas tonalidades de mármore, uma obra-prima medieval. A cidade foi local de residência de El Greco no final de sua vida, e é tema de muitas de suas pinturas, incluindo O Enterro do Conde de Orgaz, exibido na Igreja de Santo Tomé.

3 comentários:

Allyne Evellyn disse...

Ele vai acabar danto a volta ao mundo pois cada post é em um país diferente!
kkkkkk
Aproveita menino!

clayton disse...

rsrsrsr
mto loko
coliseu e tudo!
vc viu o guernica ao vivo msm?!?!?!
show!!!

Aproveita mesmo irmão!

abraço

Mente Hiperativa disse...

Tô ligado que essa foto foi no familia guiulliano de boa viagem...

Hugo e suas montagens. =p